Bem-vindo(a)

Bem-vindo(a)!
Aqui poderá conhecer a nossa Igreja e a comunidade católica que a envolve. As nossas notícias mais recentes estarão por aqui, bem como as informações gerais relativas à Igreja e suas actividades. Os grupos que a constituem dão-se a conhecer e estão abertos a novos colaboradores.

Comunidade

Escuteiros

em breve...

Grupo de Oração

O Grupo de Oração do Murtal reúne-se todos os Sábados na Igreja do Murtal, pelas 21:30. Nele participam pessoas de todas as idades e provenientes de vários locais (não necessariamente do Murtal).

São realizados cenáculos de oração em reparação do Imaculado Coração de Maria com Adoração ao Santíssimo. Reza-se a oração do Rosário, intercalada com cânticos e textos meditativos.

No último Sábado de cada mês, é feita uma vigília de oração noite dentro, também com Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Quem estiver interessado em aprofundar a sua relação com Deus através de uma oração colectiva, está sempre convidado a aparecer.



Irmãs do Bom Pastor

As Irmãs da Congregação do Bom Pastor têm como missão específica ajudar e apoiar jovens e mulheres em dificuldades. Para realizarem esta missão, as Irmãs recolhem jovens em regime de internato ou semi-internato, têm lares para mães solteiras e seus filhos e casas que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos, bem como casas inseridas que apoiam as paróquias.
No início, a Casa das Irmãs do Murtal denominava-se “Centro Familiar Rosa Virgínia” e foi inaugurada no dia 8 de Dezembro de 1972. Tinha como objectivo dar assistência a quaisquer jovens em dificuldade, ajudando-as na resolução dos seus problemas, visitando-as nas suas casas e nos seus locais de trabalho.
Até 1975, as Irmãs tinham condições para recolher aquelas que necessitassem de alojamento. A partir de então, esta actividade foi transferida para o Lar Senhora d’Assunção, em Lisboa. Porém, como as Irmãs ainda tinham algumas alunas internas, continuaram a dar-lhes apoio até 1977, altura em que a casa fechou, por falta de Irmãs para assegurarem este trabalho. No entanto, como estas Irmãs já estavam muito inseridas no apostolado paroquial da área do Murtal, a Superiora desta casa, que foi transferida para a comunidade de Tires, com a colaboração de outras Irmãs, continuou a dar o apoio indispensável ao trabalho que já realizavam.
Contudo, no dia 5 de Abril de 1978, a pedido do Padre José Baptista da Silva, Pároco da Parede, a Casa das Irmãs do Bom Pastor no Murtal reabriu. As Irmãs continuaram a dar apoio à Paróquia e, ao mesmo tempo, apoiavam as ex-educandas, visitando-as nas suas casas, escrevendo-lhes cartas e promovendo encontros que eram bastante apreciados por elas. Como o apostolado aqui na zona se desenvolveu muito e o número e capacidade das Irmãs diminuiu, agora praticamente só se ocupam deste apostolado. Ajudam ainda as ex-educandas que vêm bater à porta.
A catequese, com todas as actividades que lhe são inerentes, os lares e casas particulares onde vão levar o conforto da Comunhão e todo o outro apoio religioso que é necessário com a preciosa ajuda dos Ministros Extraordinários da Comunhão, a assistência aos mais carênciados em roupa e alimentos, ocupam o seu tempo, assim como o apoio moral e espiritual às pessoas que as procuram.
Hoje, a Casa das Irmãs continua de porta aberta, apoiando a Comunidade no âmbito da pastoral paroquial, sem nunca descurar a sua missão específica. E, embora em alguns casos as Irmãs não tenham capacidade de resposta, orientam as pessoas para que se dirijam a quem possa dá-la. Como as Irmãs não têm capacidade para alojar pessoas em dificuldade, procuram dar-lhes todo o apoio que estiver ao seu alcance e, quando necessário, recorrem a outras Instituições para tentar resolver os problemas que surgem.



Legião de Maria

em breve...

Vicentinos

em breve...